O Citroën C3 Aircross 2024, aguardado SUV compacto de sete lugares, ainda não tem data para começar a ser vendido, mas a marca confirmou que o tão desejado motor turbo da Fiat estará nele. Adotado inicialmente nos modelos da Fiat, como Pulse e Fastback, o motor 1.0 turbo T200 da Stellantis começa a ganhar escala e ser adotado por outros veículos do grupo. O propulsor já chegou ao capô do Peugeot 208 e agora oficialmente confirmado para o C3 Aircross 2024.
É a primeira vez que um Citroën no Brasil recebe motor turbo de origem Stellantis. Até o momento, o único modelo turbinado da marca francesa era o C4 Cactus THP, que usa motor 1.6 quatro cilindros turbo desenvolvido em parceria com a BMW. Essa também é a segunda inclusão de um propulsor Fiat em um Citroën, já que o 1.0 Firefly do C3 é originário do Argo.
De acordo com a Citroën, o propulsor entregará 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático CVT de 7 marchas simuladas. Dados de consumo e desempenho, porém, ainda não foram revelados e serão conhecidos apenas no lançamento.
Além da motorização, a Citroën já confirmou que o C3 Aircross 2024 terá painel digital customizável de 7 polegadas de alta resolução, limitador e controlador de velocidade, terceira fileira totalizando 7 lugares, e rodas de até 17″. Outra informação foi sobre a capacidade do porta-malas, que ofertará espaço de 489 litros pelo padrão VDA em todas as versões.
A Citroën promove o C3 Aircross como o mais potente da categoria em seu release, mas não é exatamente assim. Se for considerado o fato de ele ser um SUV compacto, o modelo perde para seus primos Fiat Pulse Abarth e Fastback Abarth, além do Jeep Renegade, todos com 185 cv no motor 1.3 turbo, além do próprio irmão Citroën C4 Cactus e do Peugeot 2008 que entregam 173 cv nas versões THP.
Contudo, o Citroën C3 Aircross será o único SUV de sete lugares à venda no Brasil. Com isso, mesmo se ele tivesse apenas 10 cv, seria o mais potente da categoria. Agora, quando a marca considera que o modelo está na mesma categoria da minivan Chevrolet Spin, aí há vantagem larga. Já que a veterana, com seu cansado 1.8 aspirado, entrega 111 cv.
Ao todo, o crossover mede 4,32 metros de comprimento (cerca de 34 centímetros a mais em relação ao irmão C3 hatchback), 1,80 m de largura e 2,67 m de entre-eixos (acréscimo de 13 cm). Destaque ainda para a altura livre do solo de 200 milímetros, pensada para garantir facilidade no dia-a-dia mesmo em pisos com obstáculos.
Toda produção será concentrada na fábrica de Porto Real (RJ), que abastecerá não apenas o Brasil como também diversos países da região, incluindo Colômbia, Chile, Argentina e Peru.
Será que ele vai cair no gosto dos apaixonados por este estilo de veículo?! A conferir.