Cinco montadoras chinesas que vão chegar ao Brasil

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Quando o assunto é novidade no mercado automotivo, é impossível não falarmos sobre as montadoras chinesas. O cenário remete ao ano de 2010, quando Chery, Jac, Lifan e Geely desembarcaram por aqui. Na época, a euforia durou pouco e apenas duas delas conseguiram se estabelecer, mas com muitos ajustes no caminho. Agora, é a vez de novas marcas traçarem seus próprios destinos.

Jaecoo, Omoda, Exeed, Wey e Tank estão de malas prontas para chegar por aqui. As três primeiras fazem parte do grupo Chery e virão de forma independente, enquanto as duas últimas fazem parte do grupo GWM, assim como Ora, Poer e Haval, e serão trabalhadas de uma forma diferente.

Para entender melhor como trabalha a Great Wall Motors, basta comparar com a Stellantis. Dentro do grupo temos Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep e Ram, por exemplo. Fora do Brasil, a GWM atua basicamente da mesma forma, sendo um conglomerado que atribui marcas como as citadas acima. Muda que por aqui a estratégia é diferente. A GWM atua como fabricante e Haval, Ora e Poer se tornaram modelos.

Vamos conhecê-las?!

Exeed – A Exeed já foi bastante falada no Brasil, afinal chegaria por aqui como uma divisão luxuosa da Caoa Chery. Alguns protótipos do SUV LX da montadora até foram vistos com a inscrição Caoa na tampa do porta-malas, mas ao que tudo indica a Exeed virá ao Brasil de forma independente também.

Jaecoo – A Jaecco pertence a Chery e chegará ao Brasil no próximo ano. Ela é responsável por construir carros mais sofisticados e também com capacidades off-road, dentro do guarda-chuva da gigante chinesa. Ou seja, podemos esperar por SUVs. A montadora deve seguir os passos de GWM e BYD e fazer uma série de lançamentos no Brasil, sendo J7 o mais cotado para a chegada da Jaecoo por aqui.

Omoda – A Omoda é mais uma que pertence ao grupo Chery. Esta já teve o nome aventado no Brasil, principalmente com a possível ligação com a operação sino-brasileira Caoa Chery. No entanto, as negociações parecem não terem dado certo e montadora deve chegar ao Brasil de forma independente. Diferente da Jaecoo, a Omoda deve brigar em uma faixa de preços intermediária, como já faz a Caoa Chery atualmente com Tiggo 5x e Tiggo 7. Seus carros têm uma proposta mais jovem e tecnológica, e pretende conquistar o público pelo design.

Tank – A expectativa é que a montadora/modelo seja apresentada no ano que vem, quando a linha de montagem funcionar. A promessa é que isso aconteça em 1º de maio de 2024. Dentro da divisão existem vários produtos de proposta off-road. Os mais conhecidos são os Tank 300, 400 e 500. Todos com características de jipão e que estão cotados no Brasil por um importante detalhe. A GWM anunciou a produção nacional da Poer, picape média com estrutura chassi e cabine no Brasil, e de um outro modelo secreto que teria as mesmas características estruturais.

Wey – A divisão de luxo da GWM também deve chegar ao Brasil em breve. Durante o evento de apresentação do Ora 03, hatch elétrico rival do BYD Dolphin, o CCO (Chief Commercial Officer) da fabricante chinesa, Oswaldo Ramos, afirmou que alguns modelos da Wey já estão no Brasil passando por testes. Resta agora saber quais são eles e quando, de fato, estrearão aqui no país.

Você se anima para conhecer ou adquirir alguns dos modelos das montadoras chinesas?

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