Cinco tendências do setor automotivo para os próximos 10 anos

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos

Quem nunca parou para pensar como será o carro do futuro? Muitas ideias já viraram realidade hoje em dia e, a cada ano, as montadoras prometem novidades. Pensando nisso, separamos para você algumas tendências do mercado automotivo para os próximos anos.

1 – Carros voadores

Você já viu o filme “De volta para o futuro”? Aquele que os personagens viajam para uma realidade distante, onde veículos voadores já fazem parte do cotidiano da sociedade. Estamos cada dia mais perto dessa realidade do que imaginamos.

Muitos países já vêm desenvolvendo e trabalhando nesta tecnologia automotiva há algum tempo, inclusive o Brasil. Os primeiros modelos a chegarem aos céus devem ser lançados a partir de 2025.

A ideia inicial é servir como uma espécie de transporte público regional para a população, tendo alguns diferenciais dos tradicionais, como:

*ocupação menor do espaço;

*veículos sustentáveis (menos poluentes);

*mais silenciosos e econômicos.

2- Veículos autônomos

Esses carros vão funcionar através de um controle computacional que emite dados por sensor. Uma das características é detectar perigos e situações de possíveis acidentes que o ser humano não é capaz de calcular, além de rastrear objetos de grande distância e acionar sistemas de estacionamento do veículo.

3- Amigo do meio ambiente

Os carros elétricos também estão em alta, já que a indústria automotiva tem tentado diminuir cada vez mais o impacto da poluição que prejudica o meio ambiente. A previsão é que em 10 anos os automóveis elétricos sejam mais acessíveis, representando um em cada quatro carros vendidos.

Já existem os carros híbridos que possuem um motor elétrico e um de combustão interna, com a gasolina comum. Nestes modelos, o motor elétrico reduz o trabalho do motor de combustão normal, economizando gasolina e também a emissão de partículas e poluentes.

4 – Conectividade e IoT: oferecendo mais do que um veículo

A crescente integração da Internet das Coisas (IoT) e a conectividade estão desempenhando um papel significativo na evolução da indústria automotiva, transformando carros em dispositivos conectados sobre rodas.

Essas tecnologias não apenas oferecem novos níveis de conveniência e segurança, mas também estão abrindo caminho para uma nova era de veículos inteligentes que podem interagir com o motorista, o ambiente e outros veículos de maneira sofisticada.

Os veículos conectados hoje podem oferecer uma variedade de recursos avançados. Por exemplo, sistemas de infotainment integrados agora oferecem navegação em tempo real, streaming de música, chamadas em viva-voz e até mesmo acesso a assistentes digitais pessoais.

Além disso, a capacidade de receber atualizações de software over-the-air permite que os veículos sejam atualizados com novos recursos e correções de segurança sem a necessidade de uma visita à concessionária.

5 – Maior segurança 

Uma outra grande tendência está ligada à segurança de motoristas e passageiros. Agora a regra é produzir carros resistentes, mas que sejam mais leves. Isso porque a redução de peso é especialmente importante pois permite usar menos combustível e, consequentemente, emitir menos gases estufa.

Assim, o novo desafio é conciliar segurança (resistência) e peso do automóvel. Para isso, a indústria está usando materiais como a fibra de carbono, que pesa muito menos, mas é extremamente forte, diminuindo os efeitos de um impacto em caso de acidente. Além disso, as montadoras estão investindo em materiais como o alumínio, aço de alta resistência e plástico reforçado com fibra de carbono.

Pelo visto, o futuro está bem próximo e estas tendências prometem movimentar ainda mais o setor automotivo.

Compartilhe: