O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, foi cenário de um momento histórico para o setor automotivo brasileiro: o desembarque de 7.200 veículos da montadora chinesa BYD, em uma operação que marca um novo capítulo na importação de carros elétricos no país.
Esse é, até agora, o maior desembarque de veículos da história do porto, consolidando Itajaí como uma peça-chave na logística da BYD no Brasil. Os veículos foram trazidos diretamente da China a bordo do BYD Explorer Nº1, o primeiro navio da empresa dedicado ao transporte de automóveis — e mais do que isso, um navio que reflete os valores sustentáveis da montadora: movido a gás natural liquefeito (GNL), ele reduz significativamente a emissão de poluentes na travessia oceânica.
Os carros que chegaram
Entre os modelos desembarcados estão os já conhecidos e populares Dolphin, Yuan Plus e Song Plus, todos 100% elétricos ou híbridos. Mas a grande surpresa foi a chegada do Denza D9, um SUV de luxo ainda inédito no Brasil, que mostra como a BYD está disposta a testar novas apostas no mercado nacional.
Esses carros abastecerão concessionárias em todo o Brasil enquanto a fábrica da montadora em Camaçari (BA) ainda está em construção. A previsão é que ela comece a operar em 2025, mas, até lá, a importação continuará sendo o principal canal de abastecimento para atender a crescente demanda por veículos eletrificados.
Por que isso importa?
Esse desembarque representa muito mais do que números impressionantes. Ele mostra o avanço acelerado da eletrificação da frota brasileira e o protagonismo da BYD nesse movimento. A empresa já ocupa lugar de destaque no ranking de vendas de carros elétricos no país — e eventos como esse explicam o motivo.
Além disso, movimentações dessa escala destacam a capacidade do Porto de Itajaí em assumir um papel estratégico dentro da logística nacional, especialmente no setor de automóveis. Com infraestrutura moderna e localização privilegiada, o porto se torna cada vez mais atrativo para operações de grande porte.
Futuro mais elétrico
A chegada dos 7,2 mil carros da BYD é um sinal claro de que o Brasil está em plena transição para a mobilidade elétrica. Com mais opções acessíveis, tecnologia de ponta e uma rede logística eficiente, o caminho para um futuro mais sustentável no transporte está se tornando realidade.
E se depender da BYD, esse futuro está só começando.
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