Realizado em São Paulo entre os dias 22 e 24 de agosto, o 31º Congresso & Expo Fenabrave é considerado o maior evento da América Latina e a segunda maior convenção do mundo no setor de distribuição de veículos automotores.
A Motorez esteve presente mais um ano para conferir as novidades, se antecipar nas tendências para 2024 e atender cada vez melhor os nossos clientes, trazendo todo esse conhecimento como um diferencial no mercado.
O evento reuniu mais de cinco mil participantes entre titulares de concessionárias, suas equipes e outros públicos correlatos que buscam soluções para rentabilizar ainda mais o seu negócio num único ambiente. Uma oportunidade de relacionamento entre concessionários e os melhores fornecedores do mercado, garantindo mais negócios e rentabilidade para todos.
“Foram dois dias de imersão para conhecer e compreender cenários econômicos, políticos, tendências de mercado, novas tecnologias, desafios e oportunidades para o setor automotivo. Uma oportunidade também para rever amigos e descontrair com aqueles de convivência diária. No Congresso, foram oferecidos workshops com palestrantes de renome nacional e internacional. Na Expo, foi promovido um encontro exclusivo entre empresas e empresários ligados à distribuição de veículos no país. Tratou-se de um evento fechado, direcionado ao mundo corporativo e não aberto ao público em geral, com o objetivo de gerar contatos mais produtivos e centrados nos interesses de cada participante, quer como expositor, quer como visitante/congressista” comentou o Co-Founder Motorez, Garcia Zschornack.
Entre as novidades vistas na Expo Fenabrave está o Renave, um sistema desenvolvido pela Sepro que permite que revendedoras e concessionárias realizem a transferência de veículos de maneira completamente digital. Seu funcionamento é simples: ao realizar a compra ou venda de um veículo, o estabelecimento faz a comunicação online da transação e verifica os dados nos sistemas nacionais e estaduais para verificar possíveis impedimentos, débitos ou restrições ao bem. A transferência é concluída com a emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) e a transferência automática da propriedade do veículo.
Participando pela primeira vez do evento, o C6 Bank, que oferece financiamento de veículos desde 2021 por meio do C6 Auto, anunciou a ampliação de suas linhas de crédito durante o evento em São Paulo. O banco conta com mais de 15 mil revendedores parceiros em todas as regiões do Brasil e está entre os principais financiadores de veículos do país. Por meio da plataforma C6 Auto, o cliente pode fazer a gestão completa do financiamento veicular, incluindo emissão da segunda via de boletos, antecipação de pagamentos e regularização de parcelas. A aprovação da proposta é digital, segura, e por ser feita no início do processo de compra, confere mais agilidade ao processo. O banco também teve um porta-voz palestrante em um dos painéis do evento. O head de segurança do C6 Bank, José Luiz Santana falou sobre segurança digital, com o foco “Como ficar longe de golpes”.
Cobrança ao Governo Federal
O presidente da Fenabrave, José Andreta Jr., pediu que o Governo Federal dedique mais atenção à indústria automotiva nacional. Segundo ele, o setor pode parar sem ajuda de autoridades. Apesar de admitir que a Medida Provisória 1178 (que reduziu o preço dos carros entre junho e julho deste ano) ajudou o mercado automotivo (o qual comparou como um “paciente que estava na UTI”), o executivo ressaltou que a indústria necessita de “previsibilidade e um plano de expansão a longo prazo”.
José Andreta Jr. aproveitou para destacar a importância da Fenabrave ao representar as concessionárias de veículos. E reafirmou que a entidade está aberta ao diálogo. “Temos mais de sete mil concessionárias de veículos no Brasil presentes em mais de mil municípios e respondem por mais de 5% do PIB nacional. Por isso nos colocamos à disposição do governo para participar de programas que promovam a aceleração do crescimento do setor”, completou o executivo.
O vice-presidente da República Geraldo Alckmin também esteve no evento e prometeu ouvir as propostas para o setor.
Será que teremos novidades em breve?