Expectativas do setor automotivo para 2024

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos

O setor automotivo sempre esteve na vanguarda da inovação e da mudança, adaptando-se constantemente para atender à evolução das necessidades dos consumidores e dos avanços tecnológicos. Ao olharmos para o ano de 2024, espera-se que várias tendências e desenvolvimentos moldem o cenário do setor. Desde o surgimento dos veículos elétricos (VEs) até as mudanças nas preferências dos consumidores e as considerações ambientais, o setor está pronto para um crescimento transformador.

Vamos conhecer cinco tendências do mercado automotivo que você precisa considerar para 2024:

1 – Carros autônomos

Quem mora em grandes cidades, como São Paulo, passa horas por dia dirigindo devido ao trânsito intenso. Uma das inovações que as montadoras já começaram a colocar em prática é o lançamento de um carro com “direção automática”.  Ainda não existe no mercado um carro totalmente autônomo, mas diversas montadoras estão testando essa tecnologia. Isso significa que logo teremos disponíveis os sistemas de assistente de estacionamento (que manobra o carro), frenagem automática, entre outras. Os carros autônomos funcionarão controlados por um computador que recebe dados de sensores. Como exemplo, podem detectar objetos a uma grande distância. A vantagem é que estes carros são considerados mais seguros do que os dirigidos por pessoas.

2 – Carro conectado

Esta é uma das maiores tendências do mercado automotivo. Pode ter certeza que os automóveis estarão 100% conectados, com sistemas atualizados sem a necessidade de levar à concessionária ou à oficina. Os fabricantes já estão desenvolvendo carros com conexão de rede sem fio própria, permitindo a comunicação entre os veículos por meio de Wi-Fi. Assim, em breve, os carros não precisarão mais de aplicativos para calcular rotas e o tempo necessário para um trajeto. Eles farão isso com os seus próprios dados, de forma autônoma.

3 – Considerações ambientais

Os carros elétricos também estão em alta, já que a indústria automobilística tem tentado diminuir cada vez mais o impacto da poluição que prejudica o meio ambiente. A previsão é que em 10 anos os automóveis elétricos sejam mais acessíveis, representando um em cada quatro carros vendidos. Já existem os carros híbridos que possuem um motor elétrico e um de combustão interna, com a gasolina comum. Nestes modelos, o motor elétrico reduz o trabalho do motor de combustão normal, economizando gasolina e também a emissão de partículas e poluentes.

4 – Personalização e experiência do consumidor

Os consumidores estão buscando experiências mais personalizadas, que aliem conforto e desempenho. Opções de personalização mais amplas, desde a escolha de recursos até a configuração de veículos de acordo com as preferências individuais, já são comuns em algumas montadoras​​.

5 – Maior segurança 

Uma outra grande tendência está ligada à segurança de motoristas e passageiros. Agora a regra é produzir carros resistentes, mas que sejam mais leves. Isso porque a redução de peso é especialmente importante pois permite usar menos combustível e, consequentemente, emitir menos gases estufa. Assim, o novo desafio é conciliar segurança (resistência) e peso do automóvel. Para isso, a indústria está usando materiais como a fibra de carbono, que pesa muito menos, mas é extremamente forte, diminuindo os efeitos de um impacto em caso de acidente. Além disso, as montadoras estão investindo em materiais como o alumínio, aço de alta resistência e plástico reforçado com fibra de carbono.

Qual dessas tendências você aposta com mais força para 2024?

Compartilhe: