Fenabrave: 30º congresso traz novidades

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos

Novos produtos, lançamentos, tendências e networking. A 30ª edição do Congresso & ExpoFenabrave, promovido pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, movimentou o setor nos dias 20, 21 e 22 de setembro, após a pausa de dois anos devido à pandemia. O evento aconteceu no São Paulo Expo/Exhibition & Convention Center, em São Paulo, na capital paulista. Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo local durante os três dias de evento, que é considerado o maior da América Latina e o segundo maior do mundo no setor e possui acesso exclusivo para atuantes no mercado.

Além da feira de exposições do Brasil, quem esteve por lá pôde assistir a diversos workshops com palestrantes renomados, nacionais e internacionais. O maior objetivo do congresso foi levar aos segmentos automotivos novos conceitos e tendências. Neste ano, o formato foi inédito: os temas foram debatidos em diversos palcos descentralizados, para todos os participantes, de forma simultânea, além de um novo espaço chamado Startup Zone. Os palestrantes abordaram temas como os rumos da economia, da política, do setor, sobre tecnologia e modalidades de negócios.

A abertura contou com a presença do presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr. e do ministro da Economia, Paulo Guedes. Aproveitando o comparecimento do ministro, Andreta Jr. agradeceu a redução do IPI dos automóveis, anunciada há alguns meses e mencionou a projeção de que o mercado interno encerrará este ano com volume igual ou no máximo 5% superior ao de 2021. Já em seu discurso, o ministro Paulo Guedes mencionou o crescimento das vendas de veículos como um dos pontos positivos da economia deste ano. 

Presença Motorez e Digital É ISSO 

Anualmente, a ExpoFenabrave reúne os proprietários e principais empresas do setor automotivo e gera grandes oportunidades de relacionamento entre concessionários e os melhores fornecedores do mercado, em um único ambiente, garantindo mais negócios e sinergia entre o setor.

Garcia Zschornack, CEO da Motorez, que oferece uma plataforma  de compra e venda de veículos de repasse, esteve presente no evento. “Um dos assuntos predominantes apresentados no evento foi a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, principalmente em relação à redução do carbono. Muito se falou sobre os veículos do futuro e a coexistência entre eles. Os carros híbridos e elétricos terão suas frotas aumentadas, mas o carro a combustão continua sendo produzido também. O grande passo é o uso da tecnologia para criar um combustível que gere menos carbono e tenha maior autonomia que a gasolina, por exemplo.”

E como Co-fundador da agência de marketing Digital É ISSO, Zschornack destacou: “A grande dica para as empresas foi sobre a importância da atmosfera on e off estarem integradas. Nós como agência especializada no setor automotivo entendemos que essa sinergia entre o digital e o showroom é extremamente importante. O cliente continua sendo o ponto principal e precisa ter uma experiência linear e de excelência em todas as esferas de atendimento.”

Fenabrave para o setor automotivo

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, representa mais de 7 mil concessionárias de veículos no Brasil, que respondem pela geração de mais de 300 mil empregos diretos, correspondendo a 5,13% do Produto Interno Bruto – PIB do País. Segundo a instituição, o objetivo é defender os interesses do setor, zelando pelo cumprimento da lei, representando seus interesses políticos, econômicos e legais.

Compartilhe: