FEVER: a nova marca catarinense de veículos elétricos

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos

No final do ano passado a Revista Exame publicou uma matéria interessantíssima: a história da família Füchter. Ao longo de 62 anos a família atuou no mercado de distribuição de veículos na região sul do país, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde 2022, o empresário Nelson Füchter Filho, nascido no meio de veículos, se conectou com um antigo amigo de começou a discutir uma nova oportunidade de negócio.

Foi o início da Fever, uma montadora e distribuidora de veículos elétricos que está fazendo agora o lançamento dos primeiros produtos no mercado. Funcionando em um estilo semelhante à parceria entre a CAOA e a Cherry, a Fever importa de montadoras da China e Itália os veículos, que são montados a partir da inteligência e do projeto enviado pela empresa de Santa Catarina.

Para o início, são quatro modelos comercializados, sendo um caminhão e três tipos de triciclos, entre eles um para refrigerados. “É um produto que consideramos inovador, maior que uma moto, menor que um carro”, afirma Füchter Filho. “Como nossa ideia é vender para logística, tem a vantagem competitiva de um triciclo conseguir movimentar a carga em lugares de mais difícil acesso, por ser menor. Também consegue estacionar com mais facilidade em mais lugares. E em todos os veículos, colocamos um software de logística que faz conectividade e telemetria”.

A ideia da Fever é estar com uma rede de concessionária em 15 cidades do Brasil. Para 2024, querem abrir outras 21 operações. Ao todo, pretendem vender 2.400 veículos este ano e nos próximos quatro anos, o objetivo é chegar a 18.500 unidades vendidas, o que levará a superar os 2 bilhões de reais em faturamento.

A Fever quer vender os veículos para outros negócios, do microempresário a uma grande empresa. Como os produtos são pensados para carregar estoques dentro das cidades, na última milha, eles andam em baixas velocidades, não passando de 45 quilômetros por hora. Isso, de acordo com Füchter Filho, ajuda a deixar o equipamento elétrico mais durável. É possível fazer turnos de mais de oito horas sem recarregar o veículo.

Como os veículos são produzidos

Há duas opções de aquisição dos veículos. A primeira é comprar à pronta-entrega, como o veículo foi desenhado pela Fever com suas parceiras da China e da Itália. Nesse caso, o tempo para ter o produto é a distância entre Santa Catarina (de onde o veículo sai) e a cidade em que a pessoa comprou. Mas há uma outra opção, que é construir o caminho conforme a necessidade. “São mais de 100 soluções, podemos fazer de um coletor até um veículo de estação de manutenção com 13,5 metros de altura”, diz o executivo.

Com as demandas, os produtos são produzidos no exterior e entram no Brasil via Santa Catarina, predominantemente pelo porto de Navegantes.

Você já sabia dessa história?

Compartilhe: