Gol sai de linha e já tem substituto: Polo Track

⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos

Uma novidade movimentou o setor automotivo do Brasil: a Volkswagen anunciou o fim da produção do Gol, maior sucesso da marca no país e o carro mais vendido do Brasil por 27 anos. O modelo vai ser fabricado até o fim deste ano e a partir de janeiro de 2023, será substituído pelo Polo Track. Segundo informações divulgadas pelo portal UOL, o modelo Polo Track é basicamente o Polo atual, mas com para-choque redesenhado e acabamento ainda mais simplificado. O hatch terá versão 1.0 MPI e também deverá contar com a opção 170 TSI. Uma das novidades é que na versão desejada, o Polo Track não vai ter retrovisores com pintura e as rodas vão ser de aço com calotas. De acordo com a revista Quatro Rodas, a linha Track também vai contar com o motor 170 TSI. Por dentro, ainda não há confirmação de mudanças significativas. O volante será exclusivo do Polo Track e não deve ser multifuncional. 

História do Gol

O Gol foi lançado em 1980 e marcou gerações. O modelo feito para entrar no lugar do Fusca se tornou um dos carros mais vendidos da história do mercado nacional. Segundo levantamento do G1, mais de 8 milhões de unidades do modelo foram produzidas e é o carro mais exportado da história do mercado nacional. 

O projeto começou na segunda metade dos anos 70. A empresa queria um veículo mais simples, que tinha como objetivo a substituição do Fusca por um carro mais barato e moderno. A primeira versão tinha o aspecto “quadrada”, tinha motor refrigerado a ar, câmbio com quatro marchas e duas portas, já que os modelos com quatro ainda não eram bem recebidos pelo mercado brasileiro. 

Em 1981, o Gol foi atualizado com um motor mais potente de 1,6 litro, que ajudou a fábrica do interior de São Paulo a atingir 100 mil unidades de produção em 1982. Dois anos depois, chegou ao mercado o primeiro Gol GT, com motorização 1,8 litro. O Salão do Automóvel de 1988 marcou a chegada do lendário Gol GTI, o primeiro carro brasileiro equipado com injeção eletrônica. Ele também fez sucesso pelo design marcante e a cor única, mesclando o azul marinho metálico com prata, que era exclusiva e chamava muita atenção. Nos anos seguintes, o produto foi sempre se atualizando e acompanhando a evolução tecnológica do mercado automobilístico. Suas vendas aumentavam a cada ano. No ano 

de 1990, a montadora chegou ao marco de um milhão de unidades produzidas na fábrica. 

Mas as novidades não param. Em 1994, a Volkswagen lançou o modelo G2, mais conhecido como Gol Bolinha e definido como a segunda geração do modelo. Os consumidores e o mercado consideraram uma grande evolução já que o modelo oferecia mais segurança, espaço e menos barulho. Quase dez anos depois, mais uma grande novidade: o carro foi responsável por uma nova inovação no mercado brasileiro com o lançamento do Gol Total Flex, primeiro veículo com o motor flex.

Gol Last Edition

Para celebrar o fim da produção do Gol, a Volkswagen anunciou um último lançamento do modelo: o Gol Last Edition. De acordo com o anúncio, serão vendidas apenas mil unidades do modelo, sendo 650 no Brasil e 350 na América Latina. O carro é esportivo e com uma única cor: vermelho com detalhes em preto. A data de lançamento ainda não foi divulgada. 

De acordo com a montadora, o objetivo foi manter a esportividade do Gol e incluir detalhes únicos, como um logo específico com uma peça tridimensional, o número de cada unidade (de uma mil) no painel, além de todos os acessórios disponíveis na fábrica em Taubaté (SP). Também segundo a Volkswagen, o preço do carro já foi definido, mas ainda não pode ser divulgado.

Valores do Gol em 2022

Não é novidade que a pandemia e a crise dos semicondutores levaram os preços dos carros para as alturas no Brasil. Além disso, a alta do dólar, a inflação galopante e os índices econômicos nacionais ajudam a explicar, em partes, os aumentos dos preços no mercado automotivo. Nos últimos meses, o Gol estava sendo vendido em média por 69 mil reais. Adicionando a pintura metálica e o pacote Urban Completo, o hatch podia chegar a R$ 87.690. Com câmbio automático de 6 marchas, parte de R$ 85.790 e pode chegar a R$ 95.030 com todos os opcionais. No início de 2022, assim como diversas montadoras, a Volkswagen aumentou os valores de todos os modelos de entrada, como Gol, Voyage e Saveiro. Os reajustes ficaram em cerca de 1,5% na média. 

Fim do Fox e a dúvida do Voyage

Esse é o segundo modelo popular que a Volkswagen para de produzir em um ano. Em outubro de 2021, a montadora alemã anunciou que o modelo Fox sairia de linha após 18 anos. O modelo chegou a ter cerca de 1,8 milhão de unidades produzidas. O espaçoso “hatch altinho” tentou substituir o Gol, mas sua produção foi encerrada antes da dele.  Com o fim da produção do Fox, o Gol se tornou o carro mais “acessível” da marca alemã no Brasil.

Além do Fox e do Gol, há a especulação do fim da produção de outro modelo: o Voyage. A Volkswagen não confirma, mas segundo portais do setor, o modelo terá sua produção encerrada também. A segunda geração do sedã compacto da marca alemã chegou em setembro de 2008 e teve sua vida encerrada em setembro de 2022. Já a primeira geração do modelo foi fabricada entre 1982 e 1996. O Voyage ainda faz muito sucesso no Brasil: de janeiro a setembro de 2022, o sedã emplacou 23.020 unidades, praticamente o mesmo volume acumulado no mesmo período nos anos de 2018, quando vendeu 23.481 carros, ou 2019, último ano antes da pandemia quando emplacou 23.494 carros.

Compartilhe: