GWM terá a primeira fábrica exclusiva a veículos híbridos e elétricos no Brasil

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos

O Brasil teve algumas fábricas de automóveis fechadas nos últimos anos, mas a Great Wall Motors, ou GWM, montadora chinesa, foi na contramão da estatística e adquiriu uma fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e deve se firmar como a primeira fábrica dedicada, exclusivamente, a veículos híbridos e elétricos, com capacidade para produzir até 100.000 veículos por ano.

A GWM Brasil realizou um evento para divulgar como será a operação da sua fábrica, que tem inauguração prevista para o dia 1° de maio de 2024, simbolicamente no Dia do Trabalho. Será a primeira fábrica do Brasil dedicada exclusivamente a este tipo de produção e a primeira da GWM no Ocidente – a montadora conta com unidades de operação na China, na Rússia e na Tailândia.

Os planos da autotech brasileira preveem que a fábrica de Iracemápolis terá sua capacidade ampliada dos atuais 20.000 veículos por ano para o limite de 100.000 unidades anuais, o que vai possibilitar a geração de aproximadamente 2.000 empregos diretos. Em 2022, foram emplacados no total pouco mais de 3,6 milhões de carros no Brasil. Além de suprir a demanda do mercado nacional por carros mais modernos, conectados e eletrificados, o aumento da capacidade produtiva da GWM tem também como objetivo fazer da unidade de Iracemápolis um polo de exportação de veículos eletrificados para toda a América Latina.

Primeira picape híbrida nacional

A GWM confirmou a produção de dois veículos: um SUV e uma picape média, ambos modelos híbridos, que vão compartilhar a mesma plataforma e motorização. Os dois veículos deverão ser exportados para toda a América Latina e já estão sendo desenvolvidos especialmente para adequar seus projetos às preferências do consumidor brasileiro e às condições de rodagem do território nacional, principalmente seus sistemas de motorização, suspensão, direção e conectividade.

A montadora também confirmou que o modelo será flex, podendo ser abastecido com etanol para reduzir ao máximo sua pegada de carbono. A picape, que deve se chamar Poer, será também o primeiro veículo flex do mundo desenvolvido pela GWM.

SUV Haval H6

O primeiro modelo comercializado no Brasil é o SUV híbrido Haval H6, atualmente em fase de pré-venda. A Haval H6 chega em três versões: a de entrada, HEV; a intermediária, PHEV: e a topo de linha esportiva, GT PHEV.

E você… Está preparado para os veículos híbridos e elétricos?!

Fonte imagem: site GWM

Compartilhe: