Impactos da transformação digital no mercado automotivo

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A transformação digital tem provocado impactos no setor automotivo. Dados, automação e tecnologia fazem parte desse contexto e estão mudando o mercado de transporte como um todo. Quando falamos no futuro do varejo automotivo, algumas pessoas fazem projeções fantásticas, imaginando carros voadores e sem motoristas, mas não precisamos ir tão longe para entender todas as possibilidades que a tecnologia traz para o setor, bem como os seus desdobramentos, como a transformação digital. Essa inovação já é uma realidade e tem provocado mudanças estruturais no cotidiano das empresas.

A tecnologia trouxe mudanças significativas não só aos produtos e serviços oferecidos, mas também aos padrões de consumo. Com mais informações em mãos, as pessoas exigem das empresas transparência, inovação e uma postura mais coerente com os seus valores. A análise de dados e os sistemas de informação ajudam a compreender as novas necessidades de consumo. Nesse contexto, podemos dizer que a transformação digital é um processo no qual a tecnologia é utilizada para otimizar o desempenho, trazer melhores resultados e expandir o alcance das empresas.

Separamos as tendências do segmento e o por que os itens listados abaixo precisam estar no seu radar para ter um negócio bem-sucedido.

1.Venda multicanal

A jornada do cliente mudou e, agora, não é mais preciso ir à loja para escolher o carro. Hoje, já existem múltiplos canais que levam o consumidor a conhecer o produto e que acabam ajudando na sua tomada de decisão. Essa mudança teve um impacto enorme no mercado e, atualmente, o início da compra já acontece no ambiente on-line. Segundo a pesquisa Global Automotive Executive Survey (GAES), divulgada recentemente pela consultoria KPMG International, 96% dos consumidores brasileiros de carros iniciam a jornada de compra na internet, pesquisando em sites, blogs e vídeos os valores e modelos que desejam adquirir.

2. Relacionamento digital com o cliente

Se o digital já faz parte do seu processo de compra de veículos, então, o uso de anúncios nas mídias sociais e nas páginas de buscadores ganha poder nesse contexto. Eles não só atraem consumidores para a loja como também ajudam a manter um relacionamento duradouro com eles. De acordo com um estudo da consultoria de mercado Frost & Sullivan, mais de 60% das novas oportunidades de vendas de carro devem ser geradas por uma plataforma digital, seja ela um site, mídia social ou aplicativo.

3. Inteligência Artificial na hora da compra

A Inteligência Artificial (IA) também faz parte dessa lista. Além do uso de chatbots para facilitar a comunicação entre a revendedora multimarca e os clientes, ela é capaz de apoiar no gerenciamento da loja e, ao mesmo tempo, melhorar a gestão de negócios ao otimizar os processos de financiamento, deixando eles mais ágeis e simples, tanto para o vendedor quanto para o cliente. A tecnologia, portanto, ajuda na gestão dos contatos e, por meio do cruzamento de dados, o vendedor pode pré-aprovar o crédito do cliente, oferecendo a ele toda praticidade e segurança que deseja na hora da compra de um carro.

4. Conexão na cadeia de suprimentos

A tecnologia reúne mecanismos para comunicação e orquestramento entre todos os membros da cadeia de produção e de distribuição de veículos. Uma cadeia bem conectada tem uma boa gestão de estoques, facilitando o monitoramento de todas as partes da linha de produção. Segundo a Accenture, as OEMs (Original Equipment Manufacturers) podem aumentar o seu faturamento em até 6,5% por modificarem os seus ecossistemas produtivos com o amparo da tecnologia.

5. Carros elétricos e autônomos

Os carros autônomos geram uma grande quantidade de dados em tempo real. Essas informações ajudam a entender melhor o consumidor, transformando o veículo em uma verdadeira central de serviços. Entre as possibilidades que são geradas, o setor automotivo passa a lucrar também com a comercialização de dados. Além de mais comodidade e de uma direção segura, as empresas podem proporcionar a identificação de problemas em tempo hábil, fazendo um diagnóstico remoto, esclarecendo dúvidas e prestando outros tipos de serviços com rapidez. Assim sendo, o Big Data traz novas maneiras de pensar o uso e a manutenção do veículo.

Conclusão

A transformação digital no setor automotivo é um processo gradual que tem se destacado no pós-pandemia, com as mudanças no consumo. As vantagens fornecidas pela prática, como automatização, otimização, destaque mercadológico e fidelização dos clientes, garantem desenvolvimento escalável e previsível. Então, coloque em seu planejamento estratégico a implementação deste conceito para assegurar produtividade e rentabilidade.

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