Inteligência artificial no setor automotivo

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Quais as ações que podem potencializar as vendas de veículos

A tecnologia avança todos os dias e novas soluções e processos tecnológicos são criados para facilitar a vida das pessoas. A tecnologia possibilitou um acesso ainda maior ao transporte, ao supermercado, à saúde, ao lazer e ao trabalho. Em nossas casas,ela possibilita um maior conforto, seja pela presença de computadores, TV’s, celulares ou dispositivos inteligentes, como Siri e Alexa. Em empresas, ela possibilita um maior crescimento empresarial e aumento da produtividade. A busca por modernização é comprovada em fatos. 

De acordo com a pesquisa Previsões da Transformação Digital Mundial do Tendências da International Data Corporation (IDC), o investimento em transformação digital ainda crescerá com uma taxa anual aproximada de 15,5% até 2023, o que deve representar US$ 6,8 trilhões. Na prática, isso quer dizer que só em 2022, 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais.

A tecnologia por trás de todos estes avanços está relacionada com Inteligência Artificial (IA). Para quem não sabe, IA é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.  A Inteligência artificial aplicada ao âmbito profissional é sinônimo de colaboração e inovação. Soluções cognitivas exigem uma nova forma de pensar o relacionamento e atendimento aos consumidores. 

Segundo a PWC, redes de serviços profissionais do mundo, a IA pode transformar a produtividade e o potencial do PIB da economia global. Uma pesquisa feita pela empresa indicou que a  tecnologia de Inteligência Artificial deve contribuir em quase US$16 trilhões para a economia mundial até 2030. O levantamento confirmou ainda que as melhorias na produtividade do trabalho impulsionarão os ganhos iniciais do PIB à medida que as empresas buscam “aumentar” a produtividade de sua força de trabalho com as tecnologias de IA e automatizar algumas tarefas e papéis.

IA no setor automotivo

A tecnologia pode jogar a favor de qualquer setor econômico. Para a venda de veículos não seria diferente. Hoje, é possível capturar leads e convertê-los em vendas com muito mais facilidade e rapidez. Um sistema de IA, utilizado em qualquer setor, consegue analisar dados, identificar padrões e tendências e, então, formular predições de forma automática com velocidade e precisão. 

Atualmente há versões de IA para todos os processos necessários: vendas, atendimento ao cliente e Marketing. 

Vendas

  • Jornada do lead – há soluções que capturam o comportamento de navegação e integram às suas plataformas digitais para garantir o acompanhamento aprofundado da jornada do seu consumidor;
  • Algoritmos assertivos – a tecnologia de IA pode mapear algoritmos de propensão à compra, recomendação de produtos e segmentação de personas que auxiliam o Marketing e o time de Vendas a se comunicar de forma mais personalizada e assertiva;
  • Vendas com inteligência artificial – as vendas com uma tecnologia customizada especificamente para a jornada de vendas e para entender a realidade dos consumidores garante maior assertividade nas estratégias;
  • Análise de informações de mercado –  a IA pode analisar diversos fatores, verificar a demanda de cada modelo no mercado e até indicar os valores dos concorrentes;
  • CRM – Além de permitir maior interatividade entre comprador e vendedor por meio do WhatsApp, a solução compartilha com o vendedor informações do cliente que possam ajudar a fechar a venda, como crédito pré-aprovado, nível de engajamento e carros buscados;
  • Oportunidades para expansão – tecnologia que ajuda a criar um roadmap de contratações, porque permite que você desenvolva seu negócio em verticais ou em regiões onde é mais fácil justificar o investimento com base em um potencial de receita. Você também pode usar esses dados para validar iniciativas de marketing conforme se testa-e-investe em novos mercados;
  • Fotos e vídeos de qualidade – com a IA, é possível garantir materiais bem produzidos dos veículos;

Atendimento ao cliente

  • Plataformas onlines – no mercado há plataformas que conectam lojistas e consumidores para facilitar a conversa e o processo de compra;
  • Perfilamento e pontuação – tecnologia preditiva para gerar um follow-up mais eficiente e rápido. Quando fica mais fácil para o vendedor priorizar os clientes certos e planejar como engajá-los, o follow up fica mais consistente e aumentam-se as chances de vender mais e melhor;
  • Classificação automática – em casos de atendimento, evita a dependência do julgamento do agente de atendimento e economiza tempo do agente;
  • Roteamento automático de casos – o sistema de IA já pode encaminhar ao agente mais qualificado para determinado tipo de problema;
  • Recomendação de soluções – essa tecnologia aumenta a produtividade e a qualidade de um atendimento ao sugerir qual a solução com maior probabilidade de resolver o problema do cliente;
  • Chatbots que permitem que o cliente troque mensagens de texto para fazer uma abertura de chamado;  

Marketing

  • Probabilidade de respostas – permite que profissionais de marketing digital consigam dimensionar o número de pessoas que vão responder à campanha de e-mail. Essa tecnologia busca antecipar a resposta do cliente para entregar experiências personalizadas;
  • Base de clientes – com base nas respostas, é possível segmentar a base de clientes e prospecções. Quanto melhor a segmentação, melhor a conversão;
  • Indicação de horários – a IA permite otimizar o horário de envio de comunicados ou e-mails de venda. Com a otimização de horário de envio, o algoritmo de IA irá informar em qual momento cada contato da sua base é mais propenso a abrir um email e engajar com a sua campanha.


A inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano. Ela torna todas as experiências mais inteligentes e assertivas e ajuda as empresas a serem mais competitivas e produtivas. É necessário tornar a tecnologia como uma aliada para o crescimento e transformação dos negócios.

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