Posicionado como o topo de gama na linha do hatch, o Peugeot 208 Turbo 200 será vendido em três versões (Allure, Style e Griffe) com diferenças de acabamento, itens de série e detalhes estéticos. Esse é o primeiro 208 turbo desde o 208 GT, equipado com o conhecido motor 1.6 THP.
Com o novo motor 3 cilindros 1.0 T200, a Stellantis corrige um erro da antiga PSA que insistiu no velho motor 1.6 aspirado ao lançar o carro no Brasil. Assim, o novo Peugeot 208 Turbo passa a ter 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina. O torque é de 200 Nm e o câmbio é automático CVT de 7 marchas. Com a mesma motorização do Fiat Pulse, o Peugeot 208 ficará mais rápido e mais eficiente.
De série, a versão Allure do Peugeot 208 vem com câmbio automático CVT, quatro airbags, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, DRL em LED, central multimídia de 10,3 polegadas, sensor de ré e câmera traseira. Mesmo sendo munida do motor turbo, essa variante está mais barata do que o 208 Roadtrip, mais cara e munida de propulsor 1.6.
Partindo para o Style, temos acréscimos interessantes do ponto de vista estético e nos equipamentos, já que segundo a Stellantis essa é uma versão especial de lançamento em se tratando de motorização turbo. Aqui, o hatch ganha rodas de 17 polegadas, faróis full LED, câmera 180º, interior escurecido, pedais cromados, bancos em alcântara e couro, e o i-Cockpit 3D, o inovador cluster digital da Peugeot.
A topo de linha segue sendo o Griffe, que manteve todos os equipamentos na versão avaliada em 2021 com o motor 1.6. Além da chegada da motorização turbo, essa variante tem um pacote ADAS bem recheado, com alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção, farol alto automático, detector de fadiga e leitor de placa de trânsito. Aqui, vale ressaltar, são seis airbags de série (nas demais com motor turbo, são quatro).
Há também dois pacotes opcionais para esse lançamento do Peugeot 208 Turbo: o Excellence e o Pack Launch. No primeiro, é possível adicionar à versão Allure o teto panorâmico, volante e bancos em couro, chave presencial, carregador de celular por indução e luz traseira interna. Já o Pack Launch, incorporado pela Mopar, agrega saias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, luz de boas-vindas, escapamento com saída esportiva e luz ambiente.
No dia a dia, o hatch mostrou que a vida de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo — trio que oferece motor turbo há muito tempo — deve ficar mais difícil. Na comparação de potência o 208 leva vantagem em relação aos três, já que Onix e Polo têm 116 cv e o HB20 entrega 120 cv.
Na comparação de vendas, o 208 foi o que menos emplacou no acumulado de 2023: 17.967 unidades. Em primeira posição está o Onix (62.715), seguido de Polo (62.412) e HB20 (54.180). Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Nos números, o 208 ainda está bem atrás dos rivais, mas fôlego para incomodar a concorrência daqui em diante não vai faltar.
Garantia e revisões
A Peugeot aproveitou o lançamento das versões turbo para inaugurar um novo serviço de pós-venda, o Peugeot Confiance. Além dos três anos de garantia, as três primeiras revisões (3 anos, 30 mil km ou 36 meses) têm preço somado de R$ 530, com atendimento humanizado via WhatsApp, carro reserva, assistência 24h e reboque gratuito.
E aí, ficou com vontade de fazer um test drive?