Mercado de usados inicia 2024 aquecido

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos

Depois do final de ano aquecido, o mês de janeiro continuou competitivo com mais de 891 mil carros e comerciais leves usados vendidos. Em comparação ao mesmo mês de 2023, o crescimento foi de 13,6%, ou seja, as vendas do primeiro mês de 2024 confirmaram o aquecimento do setor com grande número de transações em todo o Brasil. Conforme os últimos dados publicados pela FENAUTO (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), no mês de janeiro, foram comercializados 1.201.177 veículos, com crescimento de 13,1% em comparação com o mesmo período de 2023. Fato atípico para o mês (+15% comparado a Jan23), demonstrando que os preços passam por variações sensíveis nos varejistas. Na plataforma Auto Avaliar, foram comprados mais de 37 mil unidades, confirmando o mês forte em captações.

Com uma tendência constante de crescimento, o mercado de seminovos e usados deve continuar dominando o setor automobilístico. De acordo com dados recentes publicados pela FENABRAVE, em novembro de 2023, 160.693 carros novos foram emplacados enquanto 765.755 vendas de veículos usados foram realizadas. A proporção é de que a cada 10 carros adquiridos no país, cerca de oito são seminovos ou usados. E é importante frisar que, apesar da queda no ticket médio dos veículos vendidos, observa-se que além do aumento de volumes para janeiro, a evolução das margens brutas, que alcançaram os melhores resultados dos últimos três meses. O que significa um bom cenário à frente para o primeiro semestre de 2024.

Quando se fala da “Origem das Captações das Concessionárias de Usados de Outras Marcas”, observa-se que a rede Honda liderou em lealdade à marca no “trade-in” (troca) deste mês. Já a rede Jeep, cresceu a lealdade em relação ao mês anterior, de 39% para 47%. Concessionárias Peugeot destacaram-se conquistando 82% dos veículos de outras marcas com sucesso. Alerta para o segmento de Pickups, e também para alguns modelos de SUV’s , como o Pulse, Compass, S10, Tiggo 5X, apresentando giro de estoque alto e baixa rentabilidade.

No Ranking dos 10 Modelos Seminovos mais rentáveis em janeiro de 2024, predominância dos segmentos dos SUV’s médios (Renault Duster, Hyundai Creta e Honda HRV) nas três primeiras posições, bem como forte presença dos Sedans médios (Yaris Sedan, Honda City, Nissan Versa e VW Virtus) como os modelos seminovos mais rentáveis do mês.

O mercado segue confiante e otimista com o desempenho do mercado de seminovos e usados em 2024. A taxa de juros deve continuar baixando, o que favorece o aumento do poder de compra do consumidor. Esses são alguns dos fatores que contribuem para uma expectativa positiva para os próximos meses. A conferir!

Compartilhe: