O NADA (National Automobile Dealers Association) oferece uma imersão completa no mundo das concessionárias, abrangendo um programa completo de produtos inovadores, tendências emergentes e oportunidades de networking, com o objetivo de ouvir e conhecer mais sobre as principais práticas do mundo das concessionárias e absorver conhecimento com grandes nomes do mundo automotivo.
Com a segunda maior delegação nos corredores do NADA Show 2024, o Brasil esteve presente no evento em Las Vegas no mês passado, com um grande número de empresários, número maior, inclusive, do que canadenses e mexicanos, vizinhos do país ocidental com a maior frota de automóveis do mundo.
O NADA Show ofereceu um programa completo de produtos inovadores, tendências emergentes e oportunidades de networking para todas as áreas de uma concessionária. Foram mais de 100 workshops e sessões educacionais. As concessionárias brasileiras que participaram da missão deste ano foram levadas através das associações ABRARE (Associação Brasileira dos Concessionários Renault), ABRACAF (Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat), ABCN (Associação Brasileira dos Concessionários Nissan) e ABRAHY (Associação Brasileira de Concessionários Hyundai).
Se na edição de 2023 do NADA Show o foco foi na coleta de dados e nas empresas de soluções digitais, que compuseram cerca de 70% dos estandes. Em 2024, ficou claro que será o ano do cliente. Será o ano do aproveitamento e utilização de dados para fornecer uma experiência melhor e mais centrada no cliente automotivo.
Os concessionários reconhecem que os esforços de coleta de dados dos últimos anos são uma mina de ouro à espera para ser explorada. Não basta acumular grandes quantidades de dados: agora devemos aproveitá-los para impulsionar o crescimento dos negócios e melhorar as experiências dos clientes e a personalização do comprador. Se a sua empresa não está falando sobre isso, está 12 meses atrasada.
As taxas de juros ainda estão altas e os níveis de estoques voltaram quase ao normal. Isso significa que as concessionárias precisarão, mais uma vez, ajustar suas estratégias para se adaptarem ao mercado atual. A personalização do comprador se tornará cada vez mais crucial ao longo do ano. Os comportamentos agressivos de marketing que foram abandonados temporariamente durante o mercado vendedor da COVID-19 terão de regressar. Os concessionários precisam utilizar tecnologia de ponta e dados robustos dos clientes para obter vantagem sobre os concorrentes.
O NADA Show 2024 teve como tema “Driving the Future” (dirigindo o futuro) e a maneira como os concessionários vão conduzir o futuro dominou os workshops do evento. A conclusão a que se chega é que a experiência do consumidor e a sua personalização serão ainda mais primordiais num futuro próximo, já que há muitas possibilidades para serem exploradas e investidas.