NADA Show: o maior evento do mercado Auto

⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos

O NADA Show é considerado o maior evento destinado às concessionárias e vendedores independentes de carros no mundo, promovido pela associação americana National Automobile Dealers Association (NADA), e trouxe esse ano debates acerca de assuntos como carros elétricos, digitalização e melhorias do processo de compra e venda de automóveis.

Este ano, o evento foi realizado em Dallas (Texas – EUA), com a proposta de avançar em relação aos debates levantados na edição anterior, que ocorreu em março de 2022, em Las Vegas (Nevada). Reunindo profissionais da cadeia automotiva de todo o mundo, o NADA Show 2023 aconteceu no final de janeiro.

A NADA também faz diversos estudos e pesquisas sobre o mercado automotivo americano, para que esse mercado consiga se entender cada vez mais. E também oferece diversos cursos e treinamentos, para capacitar seus filiados e melhorar seus processos. Seu objetivo é fortalecer o mercado, com pesquisa e formação de profissionais.

Se na edição de 2022 do NADA Show o principal debate foi relacionado a convencer o cliente a comprar um carro elétrico, dessa vez o foco foi na mudança de comunicação entre concessionárias e montadoras. Esse tema foi o centro da mesa redonda de abertura do evento, que reuniu CEOs de franquias autorizadas de diferentes localidades. Os dealers exigem das montadoras soluções para compensar a perda da receita com serviços, que será inevitável com a chegada do carro elétrico, e algumas respostas já estão a caminho para resolver essa questão.

As instalações físicas das concessionárias também foram um ponto de debate importante da sessão de abertura. Com a mudança no estilo de serviços, os espaços têm que ser não apenas repensados, mas revolucionários. Em vez de oficinas, por exemplo, a loja poderá passar a ter um centro de demonstrações de tecnologia. 

Fora da sessão de debates, uma das atrações do NADA Show é a Avenida Elétrica, que teve como tema “Mulheres que estão desempenhando papel de liderança no processo de eletrificação”. Em um painel interativo, o participante podia conferir quem são essas mulheres em cada montadora e o que elas estão fazendo para que essa história se torne realidade.

Nesta edição, o centro de exposições foi dominado por empresas de soluções digitais, que compuseram cerca de 70% dos estandes do NADA Show 2023. A digitalização de negócios e serviços é uma mudança real que vem sendo acelerada pelo sucesso da Carvana e outras empresas do gênero.

A Carvana promove a venda de carros usados de maneira 100% digital, da escolha à entrega, passando pelo pagamento. A empresa – e outras startups que seguiram o mesmo modelo – é uma grande concorrente para os setores de vendas de seminovos.

As previsões feitas pela indústria automobilística em 2017 sobre o negócio de concessionárias dos Estados Unidos acertaram em cheio, mas outras foram completamente equivocadas. Um dos workshops analisou os pontos desafiadores para os empreendedores do setor: conectividade, eletrificação, automação e carros compartilhados. Em 2017, a expectativa era de que essas mudanças fossem afetar negativamente o negócio. Em 2022, algumas dessas projeções se concretizaram. Outras, não.

O NADA Show 2023 foi encerrado com uma sessão sobre ideias simples que impactam as vendas, o rendimento dos funcionários e os lucros. Foram mostradas várias soluções e cases para melhorar o desempenho dos funcionários. Entre as que chamaram a atenção, está a empresa que ajudou seus empregados a pararem de fumar por meio de incentivos. O tabagismo, além de nocivo à saúde, reduz a produtividade. O “sair para fumar” várias vezes ao dia leva o funcionário a produzir menos. Por isso, a concessionária responsável por esse case decidiu pagar US$ 1000 para todos os empregados que passassem pelo menos 90 dias sem fumar. O resultado? Quase todos os tabagistas da empresa conseguiram se livrar do vício.

O maior evento da Indústria Automobilística encerrou com ideias inspiradoras, ao mesmo tempo que simples, para acelerar as vendas de automóveis e manter as concessionárias com um bom fluxo e espaço para competitividade no setor automotivo. O NADA Show 2024 já tem data marcada e acontece de 1º a 04 de fevereiro de 2024, em Las Vegas.

Compartilhe: