Novo barco esportivo da Porsche estreia com motor de carro elétrico

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos

A Porsche firmou uma parceria inusitada com a empresa austríaca Frauscher, especialista em embarcações de luxo. O resultado foi um barco esportivo diferente, equipado com o mesmo motor e bateria do Macan EV, o próximo carro elétrico da montadora. Chamado de Frauscher x Porsche 850 Fantom Air, ele está limitado a apenas 25 unidades e custa 561.700 euros, mais do que um Ferrari 812 Superfast ou dois Porsche 911 Turbo.

Por ser inspirado no Macan EV, o barco da Porsche compartilha diversos elementos com o seu primo SUV, começando pela bateria de 100 kWh. Além disso, o motor elétrico síncrono (PSM) é compartilhado usando peças Premium Platform Electric (PPE) da Porsche. Nesta configuração, o barco possui 544 cv de potência, sendo capaz de chegar a 85 km/h. Com um design elegante e espaçoso para nove passageiros, terá 8,67 metros de comprimento e 2,49 metros de largura.

De acordo com o portal Quatro Rodas, em questão a autonomia, há algumas dúvidas. A Porsche afirma que se mantido na velocidade de cruzeiro ideal de 41 km/h, a bateria durará cerca de uma hora ou 45 km. Porém, rodando com o barco em altas e baixas velocidades, a bateria poderá durar cerca de duas ou três horas. Apesar de não ser uma autonomia elétrica tão animadora, um dos destaques da barca é o seu carregamento. Ele usa a mesma tecnologia de 800 volts do Macan, permitindo usar um carregador de 250 kW de corrente CC, o que significa que pode ser carregado de 10 a 30% em menos de 30 minutos. Também é possível utilizar o carregamento CA em uma tomada doméstica comum (mas levará uma eternidade) ou acelerar um pouco o trabalho usando o carregador integrado de 11 kW.

Assim como os carros da Porsche, o barco terá diferentes modos de condução programados que podem ser acionados dependendo da situação. As opções disponíveis são: Docking, Range, Sport e Sport Plus. No modo Docking, projetado para condução portuária, a velocidade fica limitada a oito nós (o equivalente a 14 km/h), enquanto o modo Sport Plus desbloqueia a velocidade máxima do barco de 46 nós (70 km/h).

Sua lista de equipamentos inclui itens como sistema de áudio de última geração, Bluetooth e WiFi, iluminação ambiente e subaquática de LED, compartimento de refrigeração e tela de 12 polegadas para o condutor.

Sob a coordenação da Style Porsche em Weissach, o Studio F. A. Porsche em Zell am See projetou o leme. O banco reflete o DNA Porsche, a chave de ignição fica à esquerda e o volante do futuro Macan recebeu revestimento de couro sintético resistente a protetor solar e água salgada – e os instrumentos circulares remetem ao icônico Porsche 911.

A previsão de estreia mundial é para janeiro de 2024 em Dusseldorf, na Alemanha.

Compartilhe: