O lado sustentável do setor automotivo

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Ter um negócio sustentável já não é apenas um diferencial das empresas, mas sim, fundamental para a sobrevivência no mercado, tendo em vista que o tema sustentabilidade é uma preocupação crescente, e visto que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados.

Além de praticar atitudes sustentáveis e que tragam benefícios para o meio ambiente, defender a sustentabilidade pode relacionar uma marca com sentimentos positivos, tendo em vista que a preocupação com práticas sustentáveis é cada vez mais importante para o consumidor. É isso o que apontam os dados de uma pesquisa feita pela PwC. Segundo o estudo 95% dos consumidores brasileiros preferem empresas sustentáveis, mostrando que essa abordagem é boa para a sociedade, para o planeta e para os negócios.

Desenvolvimento sustentável são ações que permitem atender às necessidades do consumidor do seu produto e/ou serviço, sem trazer impactos negativos para as futuras gerações. É adotar práticas ecologicamente corretas, que busquem o uso consciente e a preservação dos recursos naturais.

Programa Renovar

No setor automotivo, uma das iniciativas que tem chamado a atenção é o programa Renovar, do Governo Federal. O programa tem como objetivo retirar das estradas veículos pesados sem condições de uso. Essa medida vai resultar na economia de combustíveis, aumento da segurança no trânsito, redução de emissões de gases e até o custo do frete.

O programa foi aprovado pelo Senado em meio a polêmicas no início de agosto e prevê uma rede que reúne empresas financiadoras, empresas de desmonte, recursos públicos e benefícios fiscais para permitir que veículos em fim de vida útil, como caminhões, ônibus e vans velhos, sejam vendidos como sucatas.

Ainda segundo o programa, feito o descarte, os donos dos veículos podem adquirir caminhões novos por meio de uma plataforma de financiamento operada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a ABDI. Esses veículos novos devem ser financiados por meio de recursos originados de multas de trânsito e da exploração e produção de petróleo e gás natural.

O programa Renovar atende a um pedido antigo do setor automotivo, que sugere que a renovação de frota seja feita como uma forma de estimular o mercado de veículos comerciais e também gerar um menor impacto ambiental no setor de transportes.

Resíduos de PVC

Outra iniciativa sustentável no setor automotivo foi do BMW Group Brasil. A empresa tem reaproveitado resíduos de selante PVC como matéria prima para inseri-los novamente na cadeia de criação. De acordo com a empresa, o selante de PVC é usado diariamente no processo de pintura dos carros produzidos na fábrica do BMW Group em Araquari e as sobras da substância durante o procedimento são inevitáveis – excedentes do processo gerados, por exemplo, em ações de manutenção dos equipamentos. Mas, apesar desses resíduos já terem a destinação adequada e sustentável – envio para blendagem e coprocessamento – o desafio foi criar oportunidades de economia circular e inseri-los na produção.

Essas sobras do selante de PVC são separadas de maneira estratégica e com cuidados específicos para garantir a sua qualidade e potencial de reuso. Depois disso, o material é destinado a empresas parceiras locais que utilizam o selante como matéria prima em seu processo produtivo. Segundo a BMW, o material pode ser usado para fazer diversos produtos como tapetes, carpetes, solas de sapato, cones de trânsito e até barracas para acampamento. Com a implantação deste conceito de expansão do ciclo de vida do selante o projeto tem o potencial global de impedir a emissão de mais de 2.500 toneladas de gás carbônico em um ano e ainda evitar o consumo de 15 milhões de litros de água, referente ao material que seria adquirido de outra forma por empresas que usam o PVC como matéria prima.

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