A aquisição de um novo automóvel é uma grande conquista, mas diante de tantas opções no mercado, essa escolha deve ser feita com calma. É preciso pensar em todos os fatores de importância antes de tomar uma decisão, pois devemos analisar alguns pontos com muita cautela para não haver arrependimentos futuros, como por exemplo: orçamento, funcionalidades do carro, negociação, entre outros.
Uma pesquisa da Brand Health Tracker 2021, elaborada pela OLX, revela que preço ainda é o fator que mais impacta na compra de um automóvel. É seguido por segurança (2º), consumo de combustível (3º), conforto (4º), manutenção (5º), marca (6º), tecnologia (7º), espaço interno/porta-malas (8º) e custo de seguro (9º). “A tomada de decisão para adquirir um automóvel se baseia na demanda. O consumidor quer comprar um carro porque a família cresceu ou porque precisa de um porta-malas maior ou porque vai se tornar motorista de aplicativo, por exemplo. E fica evidente na pesquisa que, seja qual for a necessidade de cada um, o custo-benefício ainda é relevante na escolha do modelo e do ano do carro”, explica VP de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos.
Dicas para escolher um carro novo
Confira abaixo as melhores dicas que vão te ajudar nessa escolha tão importante.
Entenda a sua necessidade
Na hora de escolher o veículo pense nas suas necessidades. Você precisa de um carro grande ou compacto? Vai usá-lo todos os dias? Pretende pegar a estrada com frequência? Quantas pessoas serão transportadas? Entenda as suas necessidades para escolher o veículo que melhor irá atendê-las.
Defina o seu orçamento
Saiba o quanto você pode gastar para adquirir o seu carro novo, e além do valor inicial da compra, lembre-se que é preciso considerar alguns gastos investidos ao longo do tempo, como custos de revisão e substituição de peças, consumo de combustível, seguro e IPVA.
Novo ou usado?
Com o carro novo é possível realizar as revisões de fábrica, o modelo é novo e atualizado, possui garantia da montadora e é possível escolher todos os acessórios conforme as suas necessidades. Já ao optar por um usado há a possibilidade de adquirir um veículo de categoria superior por um menor preço e o valor do seguro e do IPVA são mais em conta.
Escolha os acessórios
Os acessórios são importantes para o seu conforto ao dirigir e também ajudam a valorizar o veículo na hora de revender. Você pode incrementar no seu carro diversos tipos de acessórios para diferentes usos e necessidades como: adaptadores de suporte de bicicleta; alarme; automatizador de subida de vidros; bagageiro dobrável para rack de teto; entre outros.
Confira os itens de segurança
Desde 2014 freios ABS e airbags frontais são obrigatórios em todos os carros zero km. Mas além do básico, você pode escolher modelos com: cadeirinha de segurança infantil isofix; capa de proteção banco traseiro para pet; sensor de estacionamento; travamento das portas por velocidade; entre outros.
Entenda o tipo e gastos com combustível
Opte por um veículo com o tipo de combustível que atenda às suas necessidades. Além disso, entenda os gastos com combustível e se o modelo escolhido é ou não uma opção econômica, caso esse seja um ponto que vai influenciar na sua decisão.
Avalie o valor da revenda
É comum querer trocar de carro após alguns anos. Por isso, avalie o valor da revenda do modelo e da marca. Modelos que são mais populares têm desvalorização mais lenta. Já os modelos menos procurados desvalorizam mais.
Faça um test drive
Essa é a hora de avaliar como o carro funciona na prática. Com as mãos no volante e com o carro em movimento você saberá se ele é a melhor opção para você. O test drive deve ser feito com as melhores marcas do mercado, essa é uma experiência que faz toda a diferença para você escolher o carro que mais atenda às suas necessidades.