Rivalidade Elétrica: GWM promete dobrar número de concessionárias para rivalizar com a BYD

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As fabricantes chinesas não deixaram uma boa impressão na primeira vez em que desembarcaram no Brasil. No fim dos anos 2000, marcas como Effa, Chana e Lifan viraram motivo de chacota, seja por operações desastrosas ou simplesmente pela qualidade ruim dos produtos. Mais de uma década depois, BYD e GWM mudaram essa história por aqui.

A Great Wall Motors (GWM) estreou há menos de um ano no Brasil e anunciou o início da operação de sua planta no interior de São Paulo, que está previsto para maio de 2024. A Build Your Dreams (BYD) bateu o martelo sobre sua fábrica no país: será na Bahia. As duas empresas fizeram tanto barulho que a Anfavea, a associação das montadoras, pediu ao governo (e conseguiu) o aumento do imposto de importação sobre carros eletrificados (elétricos e híbridos). São nesses modelos que BYD e GWM estão investindo.

Em 2023, a GWM foi a quarta montadora com mais emplacamentos de veículos eletrificados leves com 11.473 comercializações, ficando atrás apenas de Caoa Chery (11.835), BYD (17.943) e Toyota (21.042) no mercado nacional. Já quando se fala da montadora asiática, a BYD terminou o ano de 2023 com 17.943 emplacamentos de veículos eletrificados leves. Os números da Build Your Dreams neste segmento são 56,3% maiores que o da Great Wall Motors.

Há uma certa diferença entre o perfil das duas marcas. Desde o início, a GWM deixou claro que sua estratégia para o Brasil é focada em híbridos primeiro, e depois elétricos. Já a BYD dá a impressão de que trabalhará mais com o segundo grupo, dos modelos 100% a bateria.

É importante ressaltar que a GWM, apesar do barulho, começou a vender carros no Brasil mais de um ano depois da BYD. E que ainda está em seu primeiro ano de mercado, com mais coisas para “arrumar na casa nova” do que a concorrente. Além disso, a chegada do Ora 03 tem grande chance de equilibrar mais as coisas para a GWM. Afinal, ele tem qualidades suficientes para tirar vendas justamente do chinês que vem sendo o número 1 nos últimos dois meses, o Dolphin.

Mas, por ora, a balança está pendendo para a BYD.

Para este ano

A GWM busca consolidar em 2024 seu sistema de Inteligência Artificial (IA) e de digitalização da área de Pós-Venda das suas concessionárias. Com êxito de otimizar em 75% o tempo no atendimento, a tecnologia pode ser aplicada desde a fase de agendamento e recepção do cliente até a entrega do carro. Além disso, um diferencial que a marca chinesa busca implementar ainda mais no país é o serviço de entrega a qualquer cidade, o GWM Delivery. A entrega após a compra é realizada em um caminhão, acompanhado do motorista e de um embaixador da marca, que realiza a entrega técnica.

Apesar das inovações e conquistas com o mercado brasileiro, muitos consumidores ainda acreditam que é muito cedo para avaliar o sucesso destes players, pois quando chegar o momento da troca do usado pelo novo, é que será possível saber a real desvalorização destes e a intenção dos consumidores iniciais pela troca em um modelo novo. A conferir!

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