Não foi somente o setor de produção e vendas de automóveis que passou por anos turbulentos. O setor de eventos automobilísticos também tem enfrentado oscilações. O Salão do Automóvel, maior exposição da indústria automobilística do Brasil e uma das maiores da América Latina, está há quatro anos sem ser realizado. O evento acontecia a cada dois anos na cidade de São Paulo e tinha o objetivo de mostrar as novidades do mundo automobilístico, expondo carros, equipamentos e acessórios, além de reunir grandes nomes.
A última edição do Salão do Automóvel foi no ano de 2018. Dois anos depois, pouco antes da pandemia da Covid-19 iniciar, a edição de 2020 foi adiada para 2021, por conta da desistência de diversas marcas. Neste ano, o evento estava previsto para acontecer no mês de agosto, mas em maio, foi anunciado o adiamento do evento para o ano de 2023. A culpa seria da crise dos semicondutores, que afetou montadoras instaladas no Brasil. O encontro sofreu então outra grande mudança: o nome do evento agora passa a ser São Paulo Motor Experience.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a RX, empresa criada pela Reed para tocar o evento de Interlagos, agora consideram uma nova proposta para o evento. A previsão é de que ele aconteça entre outubro e novembro do ano que vem. Além disso, há a possibilidade de reunir montadoras e fornecedores, com foco na eletrificação e no uso do etanol como combustível do futuro. O evento deve também ter um formato de feira de negócios, para atrair também os fãs de automóveis.
Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, revelou a intenção de promover, também, o Congresso Internacional do Setor Automotivo, que buscará a integração com indústrias automotivas de diversos países – com maior foco, é claro, na América Latina. E o que chamou de Feira de Tecnologia do Automóvel, essa a substituta do Salão, ou Motor Experience: “Precisamos demonstrar para a sociedade e para integrantes do governo e da política as tecnologias automotivas. Muitos sequer sabem em que nível estamos na indústria. Recentemente me perguntaram quando os carros híbridos chegariam de fato. Eles já estão aí e precisamos mostrá-los, demonstrar as tecnologias que dispomos”, disse.
O presidente disse ainda que quer usar o evento para mostrar aquilo que os leitores de AutoData desenvolvem, produzem, conhecem e conversam todos os dias à parcela da população que não acompanha o setor tão de perto. Seria mais do que um salão do automóvel, algo próximo a um workshop de tecnologias automotivas com pompa de evento grande, de demonstração. Há ainda a possibilidade desta feira tecnológica correr em paralelo com o Congresso, no qual se inspirou em eventos como o da Fenabrave, Fenauto e Instituto Aço Brasil, mas abrangendo outros países que possuam indústria automotiva.
O Salão do Automóvel é considerado um dos maiores e mais importantes eventos do setor, tanto para a indústria automobilística quanto para os apaixonados por veículos. São esses encontros que possibilitam ao público acompanhar novas tendências, tecnologias, lançamentos e novidades. Em entrevista à Propmark, Paulo Octavio de Almeida, vice-presidente executivo da Alcântara Machado, do mercado de feiras e grandes eventos no Brasil, falou sobre a importância do evento mesmo com o avanço digital. “O ponto de venda já foi o principal contact point das montadoras com os seus clientes. Antigamente o consumidor tinha tempo para visitar três ou mais dealers, experimentar o carro e fazer test drive. Hoje essa interação é quase 100% online. Porém, apesar de o digital estar cada vez mais relevante, o PDV é o local escolhido pela maioria dos clientes para finalizar a compra. O Salão do Automóvel, mesmo com essa mudança radical, se manteve como uma atração para as duas pontas: consumidor final e indústria”, disse.
História do Salão do Automóvel
O surgimento do Salão do Automóvel de São Paulo está relacionado com a consolidação da indústria automotiva no Brasil. Em 1959, o publicitário Caio de Alcântara Machado, idealizou o evento em 1959, mas ele foi montado oficialmente pela primeira vez no ano de 1960 no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Naquela edição, o evento teve 16 dias de duração, contou com 11 expositores e recebeu cerca de 400 mil visitantes. Na exposição, tinham caminhões, automóveis, jipes, peruas, ônibus e até mesmo tratores. Além disso, os grandes veículos do momento: Fusca, Dauphine, Simca Chambord, Aero Willys, FNM 2000 JK, e o pioneiro e minúsculo Romi-Isetta, primeiro automóvel de passeio produzido no país. Depois das seis primeiras edições, no ano de 1970, o evento foi para o Pavilhão de Exposições do Anhembi, local que se encontra até hoje.
Momentos marcantes do evento, segundo a Revista Reparação Automotiva
– Ao celebrar a 10ª edição, realizada em 1976, dois aspectos importantes ganharam ênfase no momento de crise do petróleo: a exportação e o transporte coletivo. O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), tornou-se um co-patrocinador do salão adquirindo a denominação de Salão do Automóvel e Autopeças. A estrela foi a Fiat Automóveis, recém-instalada em Betim-MG, lançando seu Fiat 147;
– Em 1978, na sua 11ª edição, celebrou dois milhões de veículos fabricados no Brasil e contou com uma presença maciça de fabricantes de autopeças;
– Na 17ª edição do salão, em 1992, contou com uma forte presença internacional oriundas da abertura da com a abertura das importações: Audi, Jaguar, BMW, Mercedes e muitos outros modelos que encheram os olhos do público presente;
– Em 1998 na 20ª edição do salão, houve o lançamento do modelo A-160 da Mercedes-Benz no Brasil, o primeiro automóvel da marca fabricado no país.
– Na 25ª edição, em 2008 ,aconteceu o maior salão da história. Inúmeros visitantes, vários carros-conceito. Nunca um evento como esse teve tanto prestígio no Brasil e no mundo. Com 170 expositores e 450 veículos.
– A 29ª edição do salão, que aconteceu em 2016, o evento inovou ao trocar pela primeira vez, o pavilhão de realização que antigamente era no Anhembi. De 10 novembro a 20 de novembro o evento aconteceu no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo.
– A edição 2018 marcou a 30ª edição do salão e foi realizada de 8 a 18 de novembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo.Teve 29 marcas participantes e recebeu 742 mil visitantes.