Salão do Automóvel volta ao Anhembi já em 2024

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos

O Salão do Automóvel, principal evento do segmento automotivo do Brasil, deve voltar a ser realizado após um hiato de seis anos. A informação foi apurada por Fernando Calmon, colunista do Portal IG, um dos mais experientes do setor no país.

Segundo o jornalista, embora ainda não haja confirmação oficial o acerto para a 31ª edição da tradicional feira a ser realizada em 2024 está bem encaminhado pela RX, organizadora do Salão do Automóvel.

Esse é o mais tradicional evento do setor automotivo, cuja primeira edição foi em novembro de 1960 no Centro de Convenções do Parque Ibirapuera. A indústria havia começado a produzir em setembro de 1956 com o microcarro Romi-Isetta, seguido dois meses depois pela camioneta DKW-Vemag Universal. O primeiro salão durou 16 dias e contou com apenas 11 expositores, atraindo por volta de 400 mil visitantes.

No início foi anual e a partir de 1962 tornou-se bienal. Em 1970 mudou para o Parque Anhembi em local muito mais amplo, mas não climatizado. Em 2016 trocou de endereço para o São Paulo Expo em local com eficiente climatização. A última exposição foi em 2018, com 29 marcas e 742 mil visitantes.

Sofreu depois dois cancelamentos: 2020, em razão da pandemia da Covid-19, e 2022 quando os expositores se queixaram de gastos elevados. Também se falou em desinteresse do público, fenômeno que vem ocorrendo em outros salões.

Mas o cenário mudou. A inspiração agora é o Salão de Detroit, que se reinventou ao oferecer testes de veículos para o público sem abandonar a exposição estática. A RX, tradicional organizadora, vai optar pela volta às origens graças às obras de ampliação e modernização do Centro de Exposição Distrito Anhembi, que recebeu um investimento de R$ 1,5 bilhão. A área de exposição será climatizada e haverá espaço para testes onde já existe o Sambódromo.

Tudo se encaminha para a 31ª edição, em novembro do próximo ano. A expectativa pela confirmação oficial da volta do evento é grande, já que ele sempre foi sucesso de público e contou com apoio maciço das marcas.

Compartilhe: