Projeção publicada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) aponta que o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves deve crescer 12% em 2024. A expectativa é de 2,44 milhões de unidades em vendas de veículos.
De acordo com o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior, as expectativas de curto prazo sobre o cenário econômico interno justificam as estimativas de crescimento da ordem de dois dígitos para todos os segmentos este ano. “Será um ano, com certeza, melhor do que 2023”, afirma o dirigente, que indica a maior oferta de crédito e os índices de inadimplência e de desemprego caindo como alguns dos fatores que contribuirão favoravelmente para os negócios sobretudo de carros de passeio.
A Fenabrave entende ainda que a taxa básica de juros seguirá recuando nos próximos meses e pode encerrar o ano abaixo de 10%. É um conjunto de condições, medidas e fatores que pode proporcionar novamente uma maior escala de produção. A expectativa da Fenabrave é maior que a da associação de montadoras, a Anfavea, que no mês passado projetou crescimento de 7% nas vendas deste ano, para 2,45 milhões de veículos.
O otimismo da Fenabrave vem embalado pela perspectiva de continuação do ciclo de queda de juros, ampliação do crédito, aumento da renda e medidas do governo de incentivo ao setor e ao restante da indústria, como o Programa Mover, anunciado via medida provisória pelo governo federal no final de dezembro, e também o projeto de lei da depreciação acelerada.
A última vez que as vendas de veículos novos no Brasil chegaram um pouco mais perto da marca de 3 milhões de unidades foi em 2019, quando foram emplacados cerca de 2,8 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. De lá para cá o setor tem patinado no patamar de 2,1 milhões de unidades. O recorde histórico ocorreu em 2012, com 3,8 milhões de veículos novos vendidos, quando a taxa de juros Selic estava em 7,25%, ante os atuais 11,75%. A capacidade de produção das montadoras no país é de cerca de 4,5 milhões de veículos por ano. Em 2023, os emplacamentos somaram 2,3 milhões de unidades, segundo a Fenabrave.
Já os veículos de carga devem alcançar 114,6 mil unidades, cerca de 10% a mais do que as 104,1 mil licenciadas no ano passado e que representaram queda de 16,4% frente a 2022. Para as vendas de ônibus, que cresceram 12,6% em 2023, para 24,6 mil unidades, a entidade projeta o maior índice de crescimento em 2024: 20%.
A expectativa é boa e se não tiver nenhuma intercorrência maior, essa tendência se perpetua pelo ano e fechará 2024 com uma tendência de crédito crescente.