Fusca, Kombi, Gol, Golf, Parati, Voyage… Carros que marcaram época e ainda fazem parte da história de muitos brasileiros. O fato é que, neste mês, a Volkswagen completa 70 anos de sua chegada ao País e tem planos de flexibilização do uso de automóveis e descarbonização de fábricas e veículos, além de ter em seu currículo diversos prêmios.
A Volkswagen do Brasil conta atualmente com cerca de 500 concessionárias em todas as regiões do País.
História
No dia 23 de março de 1953, os primeiros Fuscas montados pela empresa saíam de um galpão na Rua do Manifesto, no bairro paulistano do Ipiranga. O carro vinha desmontado e encaixotado da Alemanha e aqui 12 funcionários juntavam suas peças. De acordo com a VW, foram 2.268 unidades do Sedan (o nome oficial do Fusca) e 552 da Kombi feitas entre 1953 e 1957, ano em que a Volkswagen mudou do modesto galpão para a atual fábrica, às margens da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo. O primeiro produto da nova casa foi a Kombi, que ganhou as ruas em 2 de setembro de 1957. Dali, o primeiro Fusca só sairia no dia 3 de janeiro de 1959.
Contudo, a história de Fusca e Kombi por aqui começou bem antes. Fundada em 1945, a Companhia Distribuidora Geral Brasmotor foi a importadora e distribuidora oficial da Chrysler por aqui, pouco mais de uma década antes da criação efetiva da indústria automotiva nacional – o que aconteceria apenas em 16 de agosto de 1956, com a formalização do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), cujo destino era estimular a produção local. A experiência com a Chrysler levou a Brasmotor a representar também a Volkswagen, a partir de 1949, e assim importar as primeiras unidades de Fusca e Kombi, que desembarcaram no Porto de Santos em 11 de setembro de 1950. Poucos meses depois da chegada oficial da Volkswagen ao Brasil, as duas empresas se separaram e a Brasmotor seguiu adiante produzindo eletrodomésticos, como os da Brastemp, marca criada por ela em 1954. Já a parceria com a Chrysler foi até 1957.
Referência
Recentemente, uma empresa de vendas on-line divulgou quais são os modelos mais queridos da VW em sua plataforma. “A Volkswagen é uma referência quando o assunto é durabilidade, confiabilidade e liquidez. Portanto, seus modelos têm grande procura e comercialização por meio da plataforma devido à sua longevidade”, comenta Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.
O Gol, por exemplo, que deixou de ser fabricado no final do ano passado, após 42 anos, é o mais querido tanto em buscas, como em vendas e anúncios. Vale lembrar que foram montadas por aqui mais de oito milhões de unidades do hatch, seja para o mercado nacional e outros 26 países. O veículo tem o preço médio de R$ 21.017 na plataforma de vendas on-line e sua participação em cada lista é de cerca de 30% entre os demais modelos.
Prêmios
Várias premiações fazem parte do currículo da Volkswagem, tanto para seus carros e caminhões, quanto para a empresa em si. Destaque para a pesquisa Top of Mind, realizada pelo Datafolha. A Volkswagen foi a marca que mais venceu esta categoria, em 31 das 32 edições do levantamento, sendo a marca de carro mais lembrada pelos consumidores.
A primeira montadora a usar Língua Brasileira de Sinais
A Volkswagen está sempre inovando e em busca da inclusão e acessibilidade de todos os seus públicos. Em parceria com a empresa Hand Talk e por meio da Língua Brasileira de Sinais, a marca estabelece mais uma maneira de se comunicar em seu site. Essa iniciativa posiciona a Volkswagen como a primeira montadora no Brasil a oferecer comunicação por sinais.
Futuro próximo
O Grupo Volkswagen assumiu um compromisso claro com o acordo climático de Paris. A empresa pretende ser neutra em carbono até 2050. Para isso, a Volkswagen está focada na eletrificação de seus produtos e na redução de CO2 da cadeia de suprimentos para reciclagem.
A grupo também mantém a discussão do tema descarbonização presente. Para exemplificar este movimento, a Volkswagen lançou o Programa Abasteça Consciente, que além de contar com a calculadora que mostra ao cliente qual combustível é mais vantajoso: etanol ou gasolina, também trará benefícios das empresas parceiras que se juntaram ao projeto. Ainda este ano, será inaugurado o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil, voltado para o estudo de soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes.
Os temas que irão nortear a empresa até 2025 já estão definidos. Sob a estratégia ACELERA VW, a marca trabalhará os pilares +Diversa, +Digital, +Ágil, +Centrada no Cliente e +Neutra em Carbono. Com este direcionamento, a Volkswagen irá lançar 15 veículos prioritariamente flex, híbridos e elétricos até 2025; dois destes já lançados: Jetta GLI e Novo Polo, em 2022, que teve venda recorde: sete mil unidades do hatch comercializadas em pouco menos de duas horas.